FCT - Projetos de I&D em todos os Domínios Científicos 2023

A FCT divulgou os Avisos de Abertura para os dois Concursos de Projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) em todos os Domínios Científicos: Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) e Projetos Exploratórios em todos os domínios científicos (PeX).

As candidaturas ao concurso de Projetos Exploratórios (PeX) estendem-se até o dia 01 de março de 2024 (até às 17h – hora de Portugal Continental). Já o concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) estará aberto até o dia  21 de março de 2024 (até às 17h – hora de Portugal Continental).

Esta edição apresenta mudanças significativas:

  • Os Projetos Exploratórios (PeX) continuam a ser projetos individuais, com uma duração de 18 meses e um financiamento máximo de 50 mil euros. O procedimento de preenchimento e submissão de candidaturas permanece no site da FCT. O formulário é semelhante ao da edição de 2022, com algumas alterações, especialmente no Curriculum Vitae narrativo do Investigador Responsável (IR).

  • Os Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) em todos os domínios científicos têm como objetivo apoiar mais de 480 projetos de excelência, com uma duração máxima de 36 meses e um financiamento máximo de 250 mil euros por projeto. Este concurso é financiado pela FCT através do Orçamento de Estado, cofinanciado por fundos europeus através do COMPETE 2030 e dos Programas Operacionais Regionais do Norte, do Centro, de Lisboa, do Alentejo e do Algarve. Em relação aos anos anteriores, o concurso apresenta algumas novidades, nomeadamente a utilização de um formulário próprio disponibilizado pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão (ADC) e pelo COMPETE 2030 no site Balcão 2030. Além disso, os procedimentos de registo seguem um processo institucional. Os projetos podem ser individuais ou cofinanciados e devem estar alinhados com as prioridades estratégicas definidas pelo RIS3.

Ambos os concursos adotam um sistema de Curriculum Vitae narrativo dos investigadores responsáveis com critérios pontuais. Os procedimentos administrativos foram simplificados, e após a atribuição do financiamento, será realizado através de um modelo de montantes fixos (“lump sums”) nos projetos exploratórios e de custos unitários nos projetos IC&DT.

Para mais informações, continue a navegar no site do REMA através das opções abaixo: