Concurso de Projetos Exploratórios 2023

Dotação orçamental global: 20 milhões de euros (ca. 400 projetos de investigação)

Financiamento máximo p/ projecto: 50 mil euros*

Duração do projecto: 18 meses

A consolidação e o reforço do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia constituem prioridades da política de ciência e tecnologia portuguesa que visam aumentar a competitividade nacional e internacional da ciência e tecnologia e o seu contributo para a inovação e transferência de conhecimento e para a realização das aspirações globais definidas na Agenda 2030: Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Neste contexto, assume particular relevância a promoção e o reforço de competências das instituições científicas e tecnológicas através da participação das suas equipas em projetos. É com estes objetivos que a FCT abre o presente concurso, que se destina a promover ideias inovadoras através do apoio a projetos de investigação de carácter exploratório em todos os domínios científicos.

Quem pode candidatar-se a financiamento?

  • Equipas de investigação das seguintes entidades beneficiárias:
  • Instituições do ensino superior, seus institutos e unidades de I&D.
  • Laboratórios do Estado ou internacionais com sede em Portugal.
  • Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D.
  • Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica.

Enquadramento:  modalidade de projetos individuais, apresentados por um único beneficiário.

Investigador Responsável:

Os requisitos de elegibilidade do IR encontram-se descritos no Aviso de Abertura, pág. 4 e no Application Guide, pág. 5. 

Para efeitos de elegibilidade, as seguintes restrições também são aplicadas:

  • Um investigador pode submeter apenas uma candidatura como Investigador Principal (PI) nesta chamada e em outras chamadas da FCT para financiamento de projetos de I&D, com sobreposição nos períodos de receção de candidaturas.
  • O PI pode participar apenas como membro de equipa noutra candidatura nesta chamada e em outras chamadas da FCT para projetos de I&D que tenham sobreposição no período de submissão da proposta.
  • Cada investigador (que não seja PI de uma candidatura) pode participar como membro de equipa num máximo de 3 candidaturas nesta chamada e em outras chamadas da FCT que tenham sobreposição no período de submissão da proposta.
  • O PI da candidatura não pode ser:
    • PI de um projeto financiado na última edição da chamada para Projetos de I&D em todos os Domínios Científicos.
    • PI ou Líder de Projeto/PI de um projeto premiado na Chamada da Fundação La Caixa, cofinanciado pela FCT, cujo anúncio para a chamada foi publicado em 2022 ou 2023.
    • PI de um Projeto ERC-Portugal A da FCT concedido após novembro de 2022.
    • PI de uma candidatura submetida na última edição da Chamada para Projetos de I&D em todos os Domínios Científicos, com uma pontuação inferior a 5 no Mérito do Projeto.
    • PI com um relatório científico final rejeitado nos dois anos anteriores à abertura da chamada, por razões atribuíveis a ele/ela.
    • Numa situação de incumprimento injustificado dos requisitos regulamentares relativos à apresentação de relatórios sobre a execução científica de projetos concluídos e financiados pela FCT, nos quais atuou como PI.
  • Não serão aceites candidaturas que tenham sido selecionadas para financiamento pela FCT ou outras agências de financiamento.
  • Não serão aceites múltiplas candidaturas para o mesmo projeto:
    • Nesta chamada.
    • Em diferentes chamadas para propostas que tenham sobreposição no período de receção de candidaturas.
    • No caso de candidaturas a chamadas com âmbitos temáticos diferentes e que ocorram durante períodos de candidatura distintos, a recomendação para financiamento numa delas implica a exclusão do processo decisório para as outras.
    • Candidaturas relacionadas, em avaliação e da mesma equipa, submetidas à FCT ou outras agências de financiamento, devem ser declaradas na candidatura.
  • As candidaturas devem ser apresentadas em inglês.
  • Os candidato/as que fornecerem declarações falsas ou cometerem plágio na candidatura serão excluídos da chamada.
  • As candidaturas devem ser apresentadas exclusivamente online e em formulário próprio, disponível em:  plataforma myFCT.
  • Os membros da equipa de investigação do projeto deverão ter curriculum vitae preenchido na plataforma CIÊNCIAVITAE

*Financiamento: O apoio a conceder no âmbito deste aviso reveste a forma de não reembolsável, aplicando-se a opção de custos simplificados na modalidade de montante fixo (lump sum). A contribuição é paga contra a apresentação de evidências e resultados que demonstrem a efetiva realização do projeto aprovado nos termos contratualizados.

PI Narrative CV

No item PI Narrative CV a FCT devem ser introduzidos os parâmetros específicos de apresentação do CV do(a) Investigador(a) Principal, compartimentalizados em distintas secções no formulário, a saber:

  1. Career profile (max. 2000 characters) 
  2. Contributions to Science and Society: 
  1. Contributions to the generation of new ideas, tools, methodologies, or knowledge (max. 2000 characters) 
  2. Contributions to the development of individuals and/or research teams (max. 3000 characters) 
  3. Contributions to the research community and the broader society (max. 3000 characters) 
  4. Selected outputs and/or activities (max. 2500 characters) 
  5. Why would this grant be timely for me at this point in my career path and/or in my research? (max. 3000 characters) 

Note-se que o ponto II.5 será avaliado individualmente, com um peso de 40% no item B de avaliação do Mérito do Projeto, relativo ao Mérito científico do IR e da equipa de investigação.

Avaliação

A avaliação terá em consideração: 

  1. Qualidade científica (A1) e carácter inovador (A2) do projeto numa ótica internacional.
  2. Mérito científico do/a IR e da equipa de investigação (B1), incluindo impacto da execução do projeto no desenvolvimento da carreira do IR e/ou da sua investigação (B2).
  3. Exequibilidade do programa de trabalhos e dos indicadores de realização propostos (C1), assim como razoabilidade orçamental (C2).

O mérito do projeto é obtido através de:

              MP = 0,40 (0,50 A1 + 0,50 A2) + 0,35 (0,60 B1 + 0,40 B2) + 0,25 (0,50 C1+ 0,50 C2)

Tarefas

Na especificação de cada tarefa, para além da apresentação da sua designação, descrição e resultados esperados, atribuição, pessoa*mês, data de início, duração, entregáveis e datas previstas de apresentação, deverá ser indicado e justificado o orçamento por tarefa.

Documentos de referência disponíveis:

Encerramento das candidaturas: 01 de março de 2024 (17h)

Documentação adicional