Procedimentos Administrativos

Registo de intenção de candidatura 

Para uma eficiente gestão das candidaturas e de forma a optimizar a colaboração de todas as unidades da FLUP na elaboração e submissão de propostas de candidatura, a intenção de candidatura deverá ser registada na plataforma Sigarra, no item Pré-Candidatura (Projetos), na secção Investigação. 

Investigador(a) Responsável sem vínculo à FLUP 

Os projetos de candidatura que prentendam ter como Investigador(a) Responsável um(a) docente ou investigador(a) sem vínculo contratual com a FLUP precisam de autorização prévia da Direção da Faculdade. No pedido dirigido à Direção deverá ser indicado que Docente ou Investigador com vínculo à FLUP funcionará como responsável interno e se a candidatura contará com o apoio da respetiva Unidade I&D à sua execução, em caso de aprovação.

Indicação da FLUP como Instituição Participante

A FLUP deverá sempre que possível ser indicada como Instituição Participante nas candidaturas que envolvam docentes e investigadores da FLUP. Isso deverá acontecer mesmo que a FLUP não seja instituição beneficiária, isto é, com orçamento associado. Nos casos em que tal não seja possível, o(a) docente/investigador(a) deverá solicitar previamente autorização à Direção da FLUP para a participação na candidatura nessas condições. 

Validação da componente orçamental

Sempre que a FLUP participe em uma candidatura, quer na qualidade de Instituição Proponente, quer na condição de Entidade participante, com orçamento associado é obrigatória a validação do orçamento pela Unidade de Gestão de Projetos Financiados (UGPF). Neste sentido, a proposta de orçamento deve ser remetida até 10 dias antes do fecho do concurso (caso a FLUP seja instituição proponente da candidatura, o orçamento deverá ser preferencialmente enviado já no template disponibilizado para o efeito que deve ser solicitado de antemão à UGPF). Após a validação do orçamento, a candidatura é submetida a aprovação da Direção da FLUP previamente à sua submissão. Será a própria Unidade de Gestão de Projetos Financiados a enviar a informação necessária para a Direção da Faculdade conducente à aprovação da participação da FLUP na candidatura, dando sempre conhecimento do processo ao Docente/Investigador(a) Responsável do projeto  e/ou Investigador(a) Responsável na FLUP.

Registo de intenção e/ou validação de candidatura pelo Serviço de Investigação e Projetos (SIP) da Reitoria da UP

Requerem atenção todos os concursos em que a Universidade do Porto (UP) pode apenas submeter uma candidatura ou cujo registo na plataforma de candidatura ou cuja validação é feita pelos serviços centrais. Sempre que esta situação se verificar o REMA e o SIP comunicarão atempadamente os procedimentos a adoptar. Os projeto que exijam acompanhamento a partir Reitoria da UP devem ser igualmente comunicados ao REMA, como por exemplo as candidaturas ERC em fase de elaboraçao.

PIC Number

O número de identificação da U. Porto é necessário nas candidaturas internacionais. Esta informação pode ser solicitada ao REMA (rema@letras.up.pt) ou à Unidade de Gestão de Projetos Financiados (projetos.flup@sp.up.pt)

Comunicação, colaboração e validação de projetos de candidaturas pelas Unidades de I&D

O(A) Investigador(a) Responsável deverá sempre informar a Unidade de I&D da intenção de candidatura e solicitar a aprovação de candidatura sempre que seja necessário. Em concursos específicos, como o CEEC Individual, em que a instituição de acolhimento é uma das Unidades de I&D da FLUP e onde o plano de trabalho/projeto de investigação terá de estar obrigatoriamente alinhado com as linhas estratégicas da Unidade, as candidaturas carecem de validação prévia por parte de grande parte das Unidades de I&D da FLUP.

Contato com os  Pontos de Contacto Nacionais (NPC) e outras entidades 

Os Pontos de Contacto Nacionais (NPC) assim como outras entidades como a ANI, a rede PERIN e a FCT, disponibilizam informação e recursos úteis para a preparação de candidaturas, sobretudo europeias. A solicitação de apoio individualizado a estes organismos assim como a participação em sessões de informação, workshops e reuniões, poderá ser fulcral para o sucesso da candidatura.

Comunicação de projetos aprovados ao REMA/Unidade de Gestão de Projetos Financiados da FLUP

A comunicação dos resultados das candidaturas, bem sucedidas ou não, quer ao REMA quer à Unidade de Gestão de Projetos Financiados da FLUP, permite ter um registo da eficácia do ecossitema de investigação da FLUP, necessário para a sua melhoria. Atualmente, esta informação nem sempre é fornecida por outras vias, por exemplo, diretamente pelas entidades financiadoras.

Projetos de investigação Erasmus 

Aqueles projetos de investigação que de antemão tem uma vertente Erasmus devem contactar com o Serviço de Relações Internacionais (SRI) da FLUP. O REMA, sempre que solicitado, poderá fornecer orientação prévia no caso de ser preciso identificar variantes de candidatura.

Informação institucional FLUP e UP

Diversas tipologias de concursos a financiamento competitivo requerem o preenchimento de formulários, templates ou componentes nos quais devem ser inseridas informações sobre as infraestruturas, capacidades e características da instituição de acolhimento, e como essas podem ser relevantes para a implementação do futuro projeto.
Nesse link encontra-se disponível essa informação, que pode ser editada pelo(a)s investigador(a)s, para ser adequada às exigências de cada candidatura:
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