Índices de Qualidade de Revistas Científicas

Índices de qualidade relativa: comparam as revistas usando um ou mais critérios

Journal Citation Reports
(JCR)

Índice de qualidade relativa das revistas indexadas no Web of Science.
O Journal Citation Reports agrega dados de citações e publicações provenientes da Web of Science Core Collection ™ ,  índice mundial de citações de investigações académicas e científicas. Este é utilizado por excelência nos processos de avaliação da atividade de investigação, através do uso de várias métricas de citação que são mais relevantes para o Journal Impact Factor™ (JIF). A lista de revistas de cada especialidade ou área é dividida em quatro partes formando quartis(Q1, Q2, Q3, Q4). O JCR foi criado por Eugene Garfield no ano 1955,  publicado pela primeira vez em 1961 pelo Institute of Scientific Information(ISI), no ano 1992, conjuntamente com a Thomson Reuters, atualmente é gerenciado pela Clarivate Analytics. O JCR é publicado anualmente e possui dois tipos de índices: Science Citation Reports (SCR) e Social Science Citation Reports (SSRC). O acesso pode ser efetuado, através da Biblioteca da FLUP.

Índice de qualidade relativa que permite calcular o impacto das publicações científicas, a partir dos dados fornecidos pela base de dados Scopus. O acesso é livre e gratuito e representa uma alternativa ao Journal Citation Reports – JCR, dado que a sua cobertura de revistas é calculado para 3 anos. Este é um indicador criado em 1996 pelo SCImago, um grupo de investigação do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), e das universidades de Granada, Extremadura, Carlos III de Madrid e Alcalá de Henares.
A base de dados Scopus incorpora um índice de qualidade relativa, incluindo o CiteScore, indicador da Elsevier, que contabiliza as citações recebidas nos últimos 4 anos para artigos, revisões, artigos de congressos e capítulos de livros que estão sistematizados na base de dados. O CiteScore é complementado por outras métricas. Para mais informações, aceda aqui.

O Eigenfactor Journal, criado em 2007,  é um projeto de investigação académica da University of Washington.  No Eigenfactor Para cada revista indexada, oferece o Article Influence, que mede o prestígio da revista a partir das citações recebidas durante os últimos cinco anos e o Eigenfator score, que mede o valor dos artigos publicados em um determinado ano. O  Eigenfactor pode ser consultadoi gratuitamento no seu site e no Journal Citation Reports (JCR), do Web of Science, que usa o Eigenfactor como complemento a suas métricas.

Índices de qualidade não relativa

Sistema Regional de Información en línea para Revistas Científicas de América Latina, Caribe, España y Portugal.  Índice de qualidade não relativa, onde as revistas são avaliadas por 38 critérios que constam do Catálogo 2.0, composto por mais de 3.000 revistas online, de todas as áreas do conhecimento. Latindex é produto da cooperação de uma rede de 24 instituições que funcionam de maneira coordenada para reunir e disseminar informação sobre as publicações científicas seriadas produzidas na Iberoamérica. A ideia de criação da Latindex surgiu em 1995 na Universidad Nacional Autónoma do México (UNAM) e tornou-se uma rede de cooperação regional a partir de 1997.
Emerging Sources Citation Index (ESCI)

A ESCI é uma base de dados de revistas, criada em 2015,  que faz parte da Web of Science , que indexa as revistas em processo de avaliação para integração na Web of Science(WoS), ou revistas que, embora tenham um histórico científico credenciado não integram o WoS dado que a sua área de conhecimento é limitada e não atingirão o fator de impacto necessário. Contudo, em alguns processos de avaliação de atividades de investigação, a inclusão no ESCI é aceite como indicador de qualidade. O acesso à mesma é efetuado através da Biblioteca da FLUP.

OUTROS

Journal Scholar Metrics Arts Humanities, and Social Sciences
SPI. Scholarly Publishers Indicators
Dialnet Métricas
Google Scholar Metrics
CARHUS Plus +
MIAR