Sobre Nós

O Research Management & Science Communication HUB (REMA) tem como missão apoiar as Unidades de I&D da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) promovendo a captação de recursos económicos e o desenvolvimento de atividades de comunicação da ciência.

O REMA, sediado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), é uma unidade funcional da área de investigação vocacionada para o desenvolvimento de atividades de gestão e comunicação em ciência e tecnologia da comunidade de investigação da FLUP.

O REMA atua nos campos

Gestão da Ciência e Tecnologia

No campo da gestão de ciência e tecnologia, o REMA colabora na preparação de candidaturas a financiamento, nas diversas etapas destes processos. Neste sentido, divulga e informa sobre oportunidades de financiamento de ciência, apoia na seleção da convocatória mais adequada a cada projeto, presta aconselhamento desde o momento de formulação da proposta, até à análise e apreciação da candidatura pronta a ser submetida. O REMA oferece ainda sessões de formação a toda a comunidade científica da FLUP e apoio na procura de parceiros, das esferas académica e não-académica.

Comunicação da Ciência

Na vertente da comunicação de ciência, o REMA impulsiona e colabora na disseminação, exploração e transferência do conhecimento gerado pelas Unidades de I&D da FLUP. Neste sentido, contribui no desenho de planos de comunicação de ciência para valorização dos resultados dos projetos de investigação e fornece recursos de informação de forma a maximizar os indicadores de qualidade dos resultados de investigação.

Canais de Comunicação

O REMA atua ainda para criar e dinamizar canais de comunicação internos e externos, com o intuito de expandir a colaboração das Unidades de I&D da FLUP, no seio da Universidade do Porto e para além da mesma, e de fomentar a interação da comunidade em geral com a investigação desenvolvida na FLUP.

Visão

A investigação no campo das Ciências Sociais e Humanas desenvolvida na FLUP tem o nível de ciência de excelência que lhe permite manter e fortalecer um financiamento competitivo, ter impacto nos meios políticos e no tecido empresarial e contribuir para a melhoria da cultura científica da sociedade.

O REMA é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) ao abrigo do contrato-programa CEECINST/00130/2018 para apoio ao desenvolvimento de atividade científica e tecnológica.